quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jogo do Scott Pilgrim acerta em cheio

Matéria publicada na revista EGW - número 105 - setembro de 2010


Depois de detonar nos quadrinhos, chegou a hora de o herói invadir o cinema e os games também. A primeira aparição de Scott Pilgrim no mundo dos jogos eletrônicos é justamente em um dos gêneros que menos recebe lançamentos atualmente: os beat'em ups.

E a ideia de trazer um jogo nostálgico não fica apenas no gênero, pois a magnífica direção de arte tratou de representar aqueles cenários canadenses da forma mais charmosa possível: em pixelart. O excesso de cores, o design de cada objeto e personagem da tela é um delírio para os olhos, contém homenagens aos jogos do começo da década de 1990. As inúmeras referências aos clássicos pipocam em todos os cantos: na tela de seleção de personagens vindas diretamente de "Super Mario Bros. 2", no mapa 16-bit que parece uma mistura de Yo! Noid com "Super Mario World" e nos menus que lembram "Earthbound".
Além de pular, atacar e defender, é possível usar ataques especiai
Assim como os gráficos, a trilha sonora também mescla o retrô com o moderno. Com músicas emocionantes e empolgantes, brilha o trabalho da banda punk "Anamanaguchi", que cria uma mistura de sons do sintetizador do NES com instrumentos de verdade, como guitarra, baixo e bateria.

Óbvio que nada disso seria suficiente se o jogo não fosse divertido, mas felizmente "Scott Pilgrim vs. The World" também não decepciona no que é mais importante. A jogabilidade é consistente e os personagens respondem bem aos comandos. A medida em que o jogo progride, Scott e seus amigos sobem de nível, adquirem novos golpes e combos, e ficam mais fortes e velozes. Além de pular, atacar e defender, é possível usar ataques especiais e pedir ajuda a outros personagens com o botão de assist.

Os marmanjos com certeza irão adorar utilizar esse recurso com a Kim, só para ver o Knives dando um beijinho nela. Não há comida espalhada pelos cenários como nos clássicos do gênero, mas todos os inimigos quando morrem deixam moedas, que servem para comprar diversos itens nas lojas já conhecidas pela galera que fã dos quadrinhos, como o Happy Avocado. Fique atento para notá-las durante as fases, pois elas não possuem destaque algum, ficam infiltradas como parte dos cenários.
Vencer os sete ex-namorados malvados da Ramona vale a pena no final
Os inimigos também são carismáticos e variados, com destaque para os sete ex-namorados malvados da Ramona. Cada um possui características e desafios distintos, transpostos de maneira perfeita das HQs para o videogame. Até quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo, o que facilita um pouco, apesar de o número de inimigos aumentar na jogatina coletiva. Infelizmente, isso só é possível se você arrumar três amigos de carne e osso, já que não há modo online disponível.

Na verdade, a ausência desse modo é o único defeito de "Scott Pilgrim vs. the World", porque de resto acerta em cheio.


SCOTT PILGRIM VS. THE WORLD
Plataformas: PS3/X360
Desenvolvimento: Ubisoft Montreal
Editora: Ubisoft
Lançamento: 10/08/2010
Sinopse: Scott é um jovem canadense que divide o apartamento com seu amigo gay e se apaixona por Ramona Flowers, uma entregadora da Amazon que aparecia insistentemente em seus sonhos. O único problema é que para poder ficar com Ramona, ele terá que derrotar os sete ex-namorados malvados dela, que formaram uma liga com o intuito de acabar com a raça dos novos pretendentes da garota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário